• 25 de janeiro de 2022
  • Nova Roma do Sul

Aeroporto de Caxias terá quatro voos diários para Estado de São Paulo a partir de abril

O ano de 2022 começa com uma boa notícia para aviação caxiense, isto porque, a partir de abril, o Aeroporto Hugo Cantergiani passará a ter quatro voos diários para o Estado de São Paulo. O que ressalta ainda mais a importância deste feito, é que no final de 2020, depois das companhias aéreas Azul e Gol cancelarem seus voos por conta da pandemia, houve uma queda de 75% na movimentação de passageiros. Contudo, a expectativa para 2022 é que 80% dos voos domésticos devem ser retomados.

De acordo com o diretor do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício Loreto D’Ávila, as companhias fizeram o possível para retomar as viagens no início de 2021, porém o risco ainda era muito grande.

Em 2018, nós tivemos uma melhora de demanda de passageiros. Começamos com 205 mil movimentações de passageiros no aeroporto. Em 2019 já foi para 243.750 mil. Então nós viemos em uma expectativa de uma melhora bem grande de movimento da aviação. Porém, veio a pandemia e acabou ocasionando essa crise mundial. Em primeiro momento, a Gol tentou retomar em janeiro com a pouca frequência, depois a Azul em fevereiro, mas não foi possível essa retomada porque ainda estávamos em uma situação bem crítica”, destacou D’ Ávila.

Segundo Maurício, no mês de junho de 2021, a Gol, bem como a Azul, retomaram o movimento. Depois disto, passou-se a observar que essa demanda foi aumentando, sendo que no mês de junho foi registrado 7 mil passageiros, em julho em torno de 8. 450 mil, outubro 11.884 mil e, em dezembro, a expectativa é que os números fechem em 90 mil passageiros.

Segundo especialistas, essa melhora para chegar aos 100% vai ser em 2023, se a pandemia não voltar a se agravar novamente”, disse o diretor.

D’Ávila comentou que no segundo semestre de 2021, a equipe do aeroporto entrou em contato com a Companhia LATAM Airlines Brasil, para ser agendado uma visita no Hugo Cantergiani para a mesma conhecer a estrutura, com o intuito da companhia aceitar realizar operações em Caxias do Sul. Em novembro/2021, a equipe da Latam esteve no aeroporto para realizar a operação, sendo que a resposta foi positiva.

Em dezembro a Latam confirmou esse voo que ira operar em Caxias. Vai ser com uma aeronave A320, com capacidade para 174 passageiros e capacidade para 77 toneladas no peso máximo de decolagem. O voo inaugural será no dia 19 de abril, partindo de Guarulhos às 08h, chegando em Caxias às 9h40min, decolando de Caxias 10h10min, e pousando em Guarulhos 11h55min. É para ser um voo diário com essa aeronave. A Gol pousa em Caxias diariamente às 19h10min e decola às 19h55min, com destino a Guarulhos e Conexões. A Azul vem de Campinas, pousa às 15h05min e decola 15h50min para Campinas e Conexõesressaltou Maurício.

Pela primeira vez, serão três companhias aéreas operando simultaneamente em Caxias do Sul.

Facebook Comentarios

Artigos relacionados