O papa Francisco afirmou que uma eventual renúncia ao comando da Igreja Católica é uma “hipótese distante”. O pontífice deu a declaração durante uma entrevista que será pública em um livro. Trechos foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo jornal Corriere della Sera.
Francisco disse que sente que tem saúde suficiente para continuar o papado. “Essa é uma hipótese distante porque não tenho razões suficientemente sérias para me fazer pensar em desistir”, afirmou. “Graças a Deus, gozo de boa saúde e, se Deus quiser, ainda há muitos projetos a realizar”, prosseguiu, repetindo que consideraria renunciar apenas em caso de “grave impedimento físico”.
O pontífice tem 87 anos. Recentemente, ele enfrentou crises de bronquite e chegou a cancelar audiências por estar gripado. Em 2023, o papa precisou ser hospitalizado pelo menos três vezes. Em uma das internações, fez uma cirurgia abdominal.
No fim do ano passado, Francisco cancelou uma viagem aos Emirados Árabes por causa de uma inflamação no pulmão. Em 2022, o papa revelou que deixou uma carta de renúncia assinada para caso seja impedido de desempenhar suas funções por causa da saúde.