• 25 de janeiro de 2022
  • Nova Roma do Sul

Estoque do Banco de Sangue de Caxias do Sul está em situação crítica

O Banco de Sangue de Caxias do Sul encontra-se em situação crítica, nas duas últimas semanas foram coletadas menos de 30% das bolsas de sangue necessárias para garantir o atendimento seguro dos pacientes e dos hospitais de Caxias e região.

A gerente de captação do banco, Franciele Roso, ressalta que o período de férias diminuiu as doações e que todos os tipos sanguíneos são necessários.

Esse é um período onde as pessoas estão ainda de recesso, viajando, de férias, mas os pacientes que estão em tratamento contínuo eles não podem esperar, eles precisam manter os seus tratamentos e a ajuda e solidariedade das pessoas nesse momento é de extrema relevância pra gente continuar atendendo com segurança quem mais precisa, explica.

Entre os tipos sanguíneos, o maior apelo é pelos tipos sanguíneos O- e O+, estão 90% abaixo do estoque mínimo para atender as necessidades do município. Vale ressaltar que pessoas com sangue O-, doam para todos os tipos sanguíneos, por isso, são chamados de doadores universais e pessoas com sangue O+, doam para todos os pacientes com sangue fator positivo. Por isso, a doação desse grupo de voluntários é extremamente importante.

Entretanto, todos os tipos sanguíneos serão bem-vindos. Uma doação pode ajudar a salvar até 4 vidas, pois o sangue após coletado passa por um processo de centrifugação no qual os hemocomponentes são divididos e destinados para até 4 pacientes.

“Nosso telefone para agendamento é 991134710, o agendamento favorece na agilidade do atendimento do doador de sangue, evitando aglomerações. Então agende o seu horário, procure a nossa unidade que fica na Rua Garibaldi, nº 476 e faça a sua doação de sangue”, incentiva Franciele.

Você pode ser a esperança de muitas famílias, DOE SANGUE!

Facebook Comentarios

Artigos relacionados