A sexta-feira (15) será marcada pela virada no tempo no Rio Grande do Sul.
A instabilidade se espalha sobre todo o território gaúcho. A chuva diminui a sensação de calorão, no entanto, a temperatura segue elevada.
Na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, a condição é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. No restante do Estado, em regiões como a Serra, o Norte, as Missões e a Metropolitana, o sol aparece ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva à tarde.
Os maiores volumes de água estão previstos para municípios da Fronteira Oeste, como São Francisco de Assis e Santana do Livramento, com 36 milímetros, o que equivale a até 31% da média esperada para o mês de março.
Em Porto Alegre, são aguardados 10 milímetros, o que representa até 9% da expectativa para esta época.
A temperatura segue alta em todo o RS.
A mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra: 13ºC. Já a máxima, deverá ocorrer em Novo Tiradentes, no Norte: 39ºC. Na Capital, a variação térmica será de 23ºC a 32ºC.
No sábado (16), o tempo segue instável e chove em todo o RS. Na Serra, no Norte e nas Missões, há previsão de pancadas de chuva na segunda metade do dia. Já na Região Central, na Campanha e na Região Metropolitana, será um dia com muita nebulosidade, chuva e pouca presença de sol.
Destaque ainda para possibilidade de temporais em Porto Alegre, com acumulados de até 32 milímetros, equivalente a 23% da média aguardada para março.
Os volumes de chuva no sábado podem ultrapassar os 80 milímetros na Campanha e na Fronteira Oeste. Mesmo com a chuva, o calor continua atuando no território gaúcho.
No que diz respeito aos termômetros no sábado, a mínima ocorrerá em Pedras Altas, no Sul: 16ºC. Durante à tarde, a máxima ocorre em dois municípios gaúchos: Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no norte gaúcho: 36ºC.
Na Capital, a amplitude térmica será de 24ºC a 29ºC.