A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte e temporais que podem ser isoladamente fortes a severos no Rio Grande do Sul neste começo de semana em que há possibilidade de queda de granizo e vendavais. A instabilidade já afeta o estado gaúcho neste domingo e aumenta muito durante a segunda-feira.
Pancadas de chuva de distribuição irregular atingem diferentes pontos do Estado da tarde para a noite, mas a instabilidade aumenta muito na Campanha e no Sul com risco de temporal isolado. Até o fim do dia parte desta instabilidade pode se estender a outros pontos no Leste gaúcho.
O risco maior de tempo severo, entretanto, será nesta segunda-feira (28). Uma frente fria vai começar a ingressar pelo Sul gaúcho e muitas nuvens vão se formar sobre o território gaúcho. Várias serão de grande desenvolvimento vertical com potencial de trazer chuva forte a intensa e tempestades.
Modelos sugerem a possibilidade de o avanço da frente organizar uma linha de instabilidade pré-frontal sobre o Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira e que avançaria de Sul para Norte com chuva localmente forte e alto risco de temporais localizados em que podem ocorrer vendavais isolados e queda de granizo em alguns pontos.
Todas as regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a de Porto Alegre, têm risco de chuva localmente forte e tempestades ao longo desta segunda-feira, mas enfatizamos que isso não ocorrerá em todos os municípios. Os eventos de tempo severo que são possíveis neste episódio de instabilidade tendem a ser localizados.
Os volumes de chuva devem variar muito de um ponto para outro e haverá municípios em que os acumulados devem ser baixos, entretanto em muitas cidades os registros de precipitação devem passar dos 50 mm até terça-feira, quando a instabilidade deve atuar mais na Metade Norte.