O domingo (1º) termina com grande mudança no tempo e alerta para temporais pelo Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul, uma potente onda de tempestades será registrada em diversas cidades gaúchas, com elevado risco de chuva torrencial de curta duração, raios, queda de granizo e ainda de vendavais.
A chegada da chuva se dará da tarde para a noite deste domingo e ainda na madrugada da segunda-feira. Entretanto, o período que consideramos de tempo severo será a noite do domingo e a madrugada da segunda-feira, quando devem se produzir as tempestades mais fortes, com o avanço de uma poderosa linha de instabilidade.
Sob o cenário que se apresenta em todos os dados analisados pela MetSul, diante do risco de tempo severo muito alto, os temporais podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de postes e, ainda, colapso de estruturas. A rede elétrica pode ser bastante impactada com número elevado de contas sem luz.
É importante reforçar que, diante de tudo que ocorreu neste ano no Rio Grande do Sul, a previsão para as próximas horas não é chuva capaz de gerar grandes cheias de rios com enchentes, até porque será um episódio rápido, porém intenso, de instabilidade.
Salientamos que todas as regiões gaúchas apresentarem o risco de tempo severo, não significa que haverá temporais em todos os quase 500 municípios do estado, embora sejam prováveis as tempestades em um alto número de cidades.
O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um aviso de tempestade para praticamente todo o estado até as 9h de segunda-feira (2). Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos, segundo o comunicado.
Orientações
O Inmet compartilha instruções de como agir em caso de transtornos relacionados às tempestades previstas:
• Rajadas de vento: não buscar abrigo debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas;
• Veículos: não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda das estruturas;
• Aparelhos elétricos: em casa, para evitar a queima de eletrodomésticos, desligue os aparelhos e o disjuntor;
• Em caso de transtornos: contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Inmet/MetSul