O calor atípico de um veranico em pleno inverno gaúcho levou milhares de visitantes ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 48ª Expointer. No sábado (30), a feira registrou 119.539 visitantes, um recorde histórico para a data de abertura do evento. No domingo (31), o público foi ainda maior: 139.401 pessoas circularam pela feira.
Entre famílias grandes ou pequenas, adultos, crianças, bebês e até animais de estimação de pequeno porte, as ruas do parque ficaram lotadas. A feira segue até o dia 7 de setembro, sempre das 8h às 20h, com atrações como artesanato, shows, atividades educativas, exposições e julgamento de animais, parque de diversões, palestras e oficinas.
Flor Gaúcha encanta visitantes
No espaço Flor Gaúcha, da Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), produtores de sete municípios expõem flores de diferentes espécies. O caminhoneiro Marcelo Adriano da Silva e a esposa, Cenira, de Taquari, foram conferir as novidades.
“É a nossa oitava visita à feira. Eu adoro orquídeas, e essas estão muito lindas”, comentou Silva, destacando ainda que percebeu mais organização neste ano, com filas menores para entrada.
Primeira experiência
Já a cuidadora de idosos Maria Soares, de Porto Alegre, circulava pelo parque acompanhada das duas filhas e quatro netos. “As crianças estão vindo pela primeira vez para ver principalmente os animais e os tratores. É a minha segunda vez e tem muita coisa boa para a gente ver por aqui”, disse.
Bahia presente na Expointer
A feira também recebeu visitantes de outros estados. Um grupo de oito servidores da Bahia aproveitou viagem técnica ao Rio Grande do Sul para conhecer o Pavilhão da Agricultura Familiar.
Segundo a veterinária Maria Cristina Brito, da Adab, a ideia é trocar experiências e adaptar à realidade baiana a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS).
Abelhas-sem-ferrão despertam curiosidade
A Federação das Associações de Meliponicultores do Rio Grande do Sul (Femers) apresentou ao público as abelhas nativas sem ferrão. A psicóloga Vanessa Fersula e o engenheiro Telmo Arruda viajaram de Pelotas para aprender sobre a criação das espécies.
Já o expositor Leonardo de Mello, proprietário do Parque Mel e Cravo, de Viamão, destacou a linha de produtos derivados do mel: “É o primeiro parque de turismo com abelhas-sem-ferrão do Rio Grande do Sul e um centro de treinamento”.
Diversão e aprendizado no trânsito
Entre as atrações voltadas às crianças, a Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar ensina regras de forma lúdica. As crianças pedalam bicicletas e carrinhos obedecendo a placas e sinaleiras.
Ana Luísa dos Reis, de 7 anos, aprovou a experiência: “É muito legal. Gostei do sinal”. O pai, Maicon, destacou a volta à feira após seis anos: “A Luísa só tinha um ano quando veio da primeira vez”.
Serviço – Acesso aos portões
-
Público pedestre: portões 2, 6 e 13
-
Excursões (estudantes e agricultores, de segunda a sexta): portão 9
-
Autoridades e imprensa: portão 4
-
Visitantes em veículos e pedestres: portões 14 e 15
-
Expositores de máquinas e implementos agrícolas: portão 16
-
Expositores de animais e cadeirantes: portão 5
-
Expositores em geral: portão 10
-
Agricultura familiar: portão 1
-
ABCCC: portão 17