O mês de junho foi positivo para as revendas de automóveis no Rio Grande do Sul, com um aumento de 206% na venda de carros em comparação com o mês anterior, quando o estado foi afetado pelas enchentes. Os emplacamentos subiram de 2.973 em maio para 9.114 no mês seguinte.
Os dados foram divulgados pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv/Fenabrave-RS) nesta segunda-feira (8). Para o presidente da entidade, Jefferson Fürstenau, o avanço está relacionado às enchentes. Parte das vendas foi realizada para quem perdeu seu carro em razão do desastre ambiental.
“Grande parte desta recuperação se deu pelos veículos sinistrados da enchente, cerca de 30% das pessoas têm seguro veicular e parte destas pessoas adquiriu novos veículos”, diz.
Consultorias afirmam que 200 mil carros foram afetados pelos temporais e cheias. Até a metade de junho, as seguradoras registraram 19 mil pedidos de indenização em razão de veículos perdidos nas enchentes.
Duas das cidades mais afetadas pelas enchentes, Porto Alegre e Canoas, reúnem o maior número de carros vendidos em junho: foram 2.356 e 531 emplacamentos, respectivamente.
A venda de 9,1 mil automóveis em junho supera a média de quase 6,7 mil carros vendidos por mês no estado neste ano. O índice foi derrubado pela queda das vendas em maio. Contudo, ainda assim, o resultado de junho supera os observados em janeiro, fevereiro, março e abril.
Junho de 2024 também supera o mesmo mês de 2023, quando foram vendidos 7,8 mil carros no RS. A média mensal do ano passado foi de 7 mil automóveis emplacados a cada mês.