O Vaticano publicou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do papa Francisco no caixão, antes de reunião de cardeais sobre o funeral, que deve ter a presença de líderes mundiais como Donald Trump e Volodimir Zelensky. As fotos, registradas na segunda-feira, mostram o primeiro papa latino-americano dentro de seu caixão na capela da residência de Santa Marta, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, com um rosário entre as mãos. Dois guardas suíços escoltam o corpo. A Santa Sé anunciou nesta terça-feira a data do funeral do jesuíta argentino, que ocorrerá no próximo sábado.
Segundo a imprensa italiana, meio milhão de fiéis são esperados para o funeral. Como em 2005, quando João Paulo II faleceu, o funeral será acompanhado por chefes de Estado e monarcas de todo o mundo. O presidente americano, Donald Trump, confirmou sua presença, assim como seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e o ucraniano, Volodimir Zelensky. “Estamos ansiosos para estarmos lá!”, afirmou Trump na segunda-feira, que será acompanhado por sua esposa Melania.
Alguns detalhes do funeral já são conhecidos. Ao contrário de seus antecessores imediatos, Jorge Mario Bergoglio escolheu a basílica de Santa Maria Maggiore de Roma como local de sepulcro, com uma lápide “simples”, com apenas uma palavra: “Franciscus”, seu nome de papa em latim.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Fonte: R7