Na noite da última segunda-feira (21), diversos usuários do aplicativo WhatsApp GB, versão modificada do mensageiro oficial, afirmaram que estão sendo banidos e tendo seus números bloqueados da plataforma.
Nas redes sociais, usuários reclamaram do bloqueio, enquanto outros comemoraram a notícia, afirmando que o aplicativo desrespeita questões de privacidade. “A desculpa de quem usa whatsapp gb é privacidade, sendo que a própria pessoa usa pra INVADIR a privacidade alheia (???)”, escreveu um usuário.
Outra usuária, no entanto, afirma que só utiliza o app pela ausência do ‘online’: “Eu meu whatsapp gb não queremos ver o que vocês apagam a gente só quer ficar off sem ninguém perturbando pedindo pra responder”. O assunto ficou nos Trending Topics do Twitter.
O que é o WhatsApp GB
Como o nome sugere, o WhatsApp GB é um clone do serviço original, porém com modificações e funções exclusivas, diferentes da versão da Meta. Por exemplo, é possível aparecer offline para os contatos mesmo estando online no aplicativo, fazer chamadas de vídeo com várias pessoas em simultâneo, não permitir que contatos excluam as mensagens enviadas na janela do usuário, entre outros.
Segurança
Apesar de tentador por não se tratar de uma aplicação oficial, o recurso pode oferecer falhas de segurança, o que não garante que terceiros tenham acesso às conversas ou até mesmo que possam acessar dados sensíveis como localização do usuário. Caso o usuário perca conversas ou sofra algum tipo de dano por violação de segurança não será atendido pela empresa responsável pelo WhatsApp, uma vez que, apesar do novo semelhante, o app não pertence à Meta.
Como recuperar a conta
Se você foi banido do aplicativo oficial do WhatsApp, basta esperar o prazo para expulsão temporária acabar. Usuários banidos recebem uma mensagem e um cronômetro mostrará o tempo de espera necessário para retornar ao serviço. Porém, caso não queira perder as conversas tidas no app alternativo (seja WhatsApp GB ou outro) será preciso fazer backup do histórico de conversas antes de baixar o mensageiro da Meta.