Na beira da praia, em Tramandaí, um trenzinho com vagões coloridos e buzinas chama atenção de veranistas. Lotado de crianças, que escolhem qual dos compartimentos querem pilotar, o veículo faz da areia ferrovia e é sensação especialmente entre os pequenos.
O veículo foi construído praticamente do zero, em 2020, pelo caminhoneiro Lucas Labres Ferreira, 35, morador de Taquari, no Vale do Taquari. A ideia veio de um vídeo que encontrou em redes socias, de um trem que levava cães em vagões feitos com tonéis. Cansado da rotina de transportes, viu no trem uma possibilidade de renda extra, para trabalhar aos finais de semana no Litoral Norte do RS.
A partir de um cortador de grama, Ferreira adaptou um novo motor, de moto, e garimpou latões de metal. Soldou e pintou. Foram cerca de cinco meses até o Norte Sul Ferrovias ficar pronto, e cerca de R$ 12 mil investidos. O trem é transportado de Taquari para as praias em um reboque, desmontado, e também participa de eventos e festas infantis.
— Eu vi o vídeo de um americano que fez isso para cachorrinhos e tive a ideia. A criançada fica louca e os pais também, fazem fotos, vídeos. Adoram. A gente dá algumas voltas perto dos pais da criança, para que possam ficar de olho e se sentirem mais seguros. Nos finais de semana temos o maior movimento. A gente chega pelas 10h e as vezes sai pelas 17h.
O valor é de R$ 10 para cada criança, que dá direito a cerca de 10 minutos de passeio. Há uma buzina em cada vagão, que são acionadas pelos pequenos durante todo o passeio.
Ferreira é acompanhado pela esposa, Lilian Ferreira Labres, 25. O casal circula pelas praias a cada fim de semana, e já esteve com o trenzinho em Xangri-Lá e Oasis.
Ao passar pela beira da praia de Tramandaí na manhã deste domingo (22), os vagões atraem atenção tanto de crianças quanto adultos.
Assim que o trenzinho se aproximou do guarda-sol da família, a avó Elisete Schein levantou para conferir a novidade. As netas logo vieram junto. Amanda Schein Ferreira, 3 anos, escolheu o vagão rosa e embarcou. A prima, Luiza Benetti Schein, de apenas 9 meses, embarcou no da frente, vermelho, no colo da mãe, Ana Laura Benetti. A viagem com as pequenas começou, e elas abanavam dos vagões para a família. Em pouco tempo, mais crianças chegavam para também embarcar na viagem.
— Eu achei o máximo, é muito criativo. Chama atenção de todo mundo, das crianças e da gente. E o trenzinho vai com calma, devagar, a gente se diverte vendo eles — diz Elisete, moradora de Taquara, que veraneia Tramandaí desde o início de janeiro.
Ao descer do vagão, Ana Laura e a bebê Luiza também parecem ter se divertido no passeio. Com uma mecha de cabelo presa no topo da cabeça, a pequena desce do trenzinho rindo no colo da mãe.
— Ela é sempre empolgada e faceira, adora a praia. Foi a primeira vez dela no trenzinho, adorou – conta Ana Laura.