No dia 07 de agosto, as equipes do 4º Batalhão de Choque agiram com base em informações do setor de inteligência, direcionando-se a uma residência onde se suspeitava que o indivíduo detido pudesse estar envolvido nos recentes homicídios em Garibaldi e Farroupilha.
Ao chegarem ao local, visualizaram um suspeito portando uma arma, atuando como sentinela em uma possível operação de tráfico, sendo prontamente abordado e largando a arma ao solo.
Em um desdobramento da ação, outra equipe observou, através de uma janela basculante, diversos indivíduos dentro da residência manuseando substâncias entorpecentes, inclusive despejando parte delas em um liquidificador. Ao notarem a aproximação policial, tentaram se livrar das drogas descartando-as no vaso sanitário, porém, sem sucesso em eliminar todo o material.
Após dar voz de prisão a todos os envolvidos e conduzir busca pessoal nos indivíduos presentes, a utilização de algemas se fez necessária para a segurança dos detidos e dos agentes. No local, também foi identificado um menor de idade, sendo acionado o conselho tutelar para orientações sobre sua guarda.