Um forte temporal avançou na tarde da quarta-feira, 3, na Serra gaúcha. Em Caxias do Sul, rajadas de vento acompanhadas por granizo assolaram a cidade, com queda de árvores e pontos de alagamento.
Moradores da cidade relataram que por volta das 17h um forte vento veio acompanhado por granizos de tamanho pequeno, invadindo os pátios das casas. Em vídeos e fotos divulgados nas redes sociais, era possível notar que a chuva alagou determinados pontos do município e as pedras de gelo cobriram o chão. A Head de Gestão e Pessoas Marina Paese, moradora de Caxias do Sul, destaca que o cenário foi assustador.
“Foi muito feio! O tempo estava bem quente e, de uma hora para outra, muitos raios surgiram e depois começou a chuva de pedra. Não foram pedras grandes, mas o volume foi enorme. Ainda tem gelo acumulado no pátio de casa”, diz.
Por volta das 16h47, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma notificação alertando sobre chuvas e ventos fortes, descargas elétricas e possíveis quedas de granizo em áreas do Norte do Estado, Região Metropolitana e Serra. Segundo a prefeitura de Caxias do Sul, em menos de uma hora, choveu 44,5mm, segundo levantamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). A média prevista para todo janeiro é de 130mm, ou seja, choveu mais de um terço do que o esperado para todo o mês. O executivo municipal da cidade esteve nas áreas mais atingidas pela cidade. Foram distribuídas lonas para as casas que ficaram destelhadas.
Ainda, conforme a prefeitura, um dos bairros mais atingidos foi Serrano, com registro de muito granizo. A Defesa Civil e a Secretaria da Habitação estiveram nos bairros Jardim Iracema, Santo Antônio, São Ciro, Centenário, Vila Ipê e Fátima Baixo, e a estimativa é de que 100 moradias tiveram danos. Na mesma região da cidade, a falta de energia elétrica nas estações de bombeamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto ocasionam falta de água nos bairros Serrano, Jardim Eldorado, Portal da Maestra e Rosário.
“Estamos com equipes da Secretaria de Debitação no local, principalmente no bairro Serrano, atuando mais fortemente, com as lonas apoiando essa comunidade que foi atingida por esse Forte Vendaval, chuva de granizo, fortes chuvas também. Isso já vem ocorrendo há alguns meses na cidade de Caxias do Sul, não dá tempo de nos recuperarmos de um Forte Vendaval com chuvas, já em seguida já temos outro”, destaca o secretário interino da Segurança Pública e Proteção Social, Cristiano Becker, sobre o temporal.
Mais de 33 mil clientes estão sem luz
Segundo a RGE, 33 mil clientes estão sem luz na região, com maior concentração nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha. O temporal que atingiu a região da Serra do Estado nesta quarta-feira impactou o fornecimento de energia da Companhia. A principal causa dos danos na rede elétrica são galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. As equipes atuam para o reestabelecimento da energia elétrica.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a empresa e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento. A Defesa Civil de Caxias do Sul ainda não respondeu à consulta.