O alto número de casos registrados nos primeiros dias de 2022 da Covid-19 está chamando a atenção das autoridades de saúde em Farroupilha.
Conforme dados da secretaria de Saúde, em 31 de dezembro foram registrados sete casos positivos. Anterior a isso, por 15 dias, foram apenas dois casos positivos.
Já na última segunda-feira (03), o Centro de Referência ao Enfrentamento ao Coronavirus registrou 124 consultas relacionadas a síndrome respiratórias e 14 casos positivos da doença; na terça-feira (04), foram 120 consultas e 30 novos casos; e até às 11h desta quarta-feira (05), 76 pessoas já haviam sido atendidas, resultando em oito casos positivos.
Além disso, nestes mesmos dias, 40 pessoas procuraram atendimento com a confirmação da doença feita através de testes particulares. Com isso, são 92 novos casos registrados em poucos dias.
Apesar do alto número de positivados, a pasta reforça que as internações em decorrência da doença seguem baixas no Hospital Beneficente São Carlos.
Para tentar mapear os casos, haverá no próximo sábado (08) uma nova etapa de testagem em massa na cidade.
A ação ocorre na Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, das 8h30min às 11h00min e das 13h30min às 16h. A testagem é gratuita e aberta para todos que moram ou trabalham em Farroupilha, a partir dos 12 anos. No ato, é preciso apresentar comprovante de residência ou documento que ateste o exercício da atividade no município.
Serão aplicados os testes antígenos por swab nasal, chamados de teste do cotonete, que detectam o vírus ativo, geralmente no período do primeiro ao sétimo dia do início dos sintomas.