O Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (26), mais uma morte em decorrência da dengue. Com o novo óbito, o estado chega a 41 vítimas da doença em 2024 (veja abaixo a lista com cada uma das vítimas no RS).
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a vítima é um homem de 71 anos, morador de Três de Maio, no Noroeste do RS. O paciente tinha doença pré-existente e morreu no dia 20 de março.
Também nesta terça, a Prefeitura de Porto Alegre informou uma morte provocada pela dengue – a primeira ocorrida na Capital este ano. No entanto, o registro ainda não foi notificado pelo governo do estado.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vítima é uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, residente da Capital. A morte ocorreu no dia 19 de março.
Situação de emergência
Até agora, são 32,9 mil casos confirmados da doença no estado apenas este ano. No mesmo período, em 2023, o Rio Grande do Sul somava 6 mil casos de dengue.
Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% do total.