Moradores e comerciantes do Litoral Norte do RS terão que esperar um pouco mais pela reconstrução da ponte pênsil que liga Torres, no RS, a Passo de Torres, em Santa Catarina. A obra está parada, e agora o novo prazo de entrega é para abril de 2024.
A queda da estrutura, que ligava os dois estados, ocorreu em 20 de fevereiro. Brian Grandi, de 20 anos, era uma das pessoas que estavam sobre a ponte quando os cabos romperam e morreu após cair no Rio Mampituba. O corpo dele foi encontrado quatro dias depois da queda, no mar, em Santa Catarina.
A investigação policial foi encerrada sem indiciamentos, e o local segue interditado.
O inquérito apontou sobrecarga de pessoas e falta de manutenção por parte da prefeitura de Passo de Torres. O laudo técnico encomendado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) indicou corrosão nos cabos que sustentavam a estrutura. O limite permitido era de 20 pessoas e, na madrugada do acidente, cerca de 50 pessoas estariam sobre a estrutura.
A reforma está sendo executada pelo município de SC. Em outubro, a prefeitura havia prometido a entrega da obra para o dia 20 de dezembro, para que a estrutura ficasse acessível aos turistas antes do Natal. O prazo não foi cumprido e agora a construtora tem até o começo de abril para finalizar a obra.