O edital de chamamento do Programa Mais Médicos pelo Brasil do Ministério da Saúde foi publicado na terça-feira (18) no Diário Oficial da União. Antônio Prado está entre os 21 municípios da Serra Gaúcha que serão contemplados com o reforço de dois profissionais de saúde.
O Programa foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, e atualmente conta com 18 mil vagas, sendo que 13 mil profissionais estão atuando e 5 mil postos estão desocupados. O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. O investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões.
Com a retomada do programa, o governo pretende abrir outro edital com 10 mil vagas até o final de 2023. Nesse caso, haverá contrapartida dos municípios. O valor das bolsas permanecerá o mesmo oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil, e os médicos também receberão auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde vão atuar.
O governo ressalta que a ideia é priorizar a contratação de médicos brasileiros, mas caso não haja profissionais disponíveis, a opção será por médicos brasileiros formados no Exterior. Nesses casos, o Ministério da Educação oferecerá incentivo para que os profissionais façam o Revalida, teste que permite a validação do diploma de instituição de outro país para atuação no Brasil. Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa. Caso não sejam preenchidas as vagas, a busca será por médicos estrangeiros.
A iniciativa é de extrema importância, visto que muitas regiões do país sofrem com a falta de profissionais de saúde. O Programa Mais Médicos tem como objetivo levar atendimento médico de qualidade para toda a população brasileira, principalmente em áreas com baixa cobertura médica e dificuldade de acesso aos serviços de saúde.