Quinze escolas municipais de Caxias do Sul deixarão de oferecer o 9º ano do Ensino Fundamental em 2026. As turmas passarão a ser atendidas por escolas estaduais que já ofertam o Ensino Médio. Com a mudança, o Município vai abrir espaço para novas turmas de anos iniciais e da Educação Infantil, voltadas a crianças de quatro e cinco anos.
A medida faz parte de um movimento da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), para garantir vagas no Ensino Fundamental a partir do próximo ano.
Com a alteração, 928 estudantes, que atualmente cursam o 8º ano em escolas municipais, serão encaminhados para cursar o 9º ano em oito escolas estaduais, conforme estudo realizado pela pasta e pela 4ª CRE.
O planejamento considerou escolas estaduais com estrutura disponível para receber as turmas e que já oferecem Ensino Médio, além da localização de cada unidade. O trabalho foi realizado em articulação com o Ministério Público.
Todos os 928 estudantes terão vaga garantida nas escolas estaduais designadas, sendo de responsabilidade dos pais ou responsáveis apenas a efetivação da matrícula, o que deve ocorrer de 20 a 30 de janeiro de 2026, na nova escola.
Com a alteração, as 15 escolas municipais que fazem parte do movimento deixam de ofertar o 9º ano a partir de 2026. As salas remanescentes serão destinadas a turmas de Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, absorvendo demanda de famílias que chegam a Caxias em busca de vagas e também para reorganizar turmas, visto que atualmente a rede municipal opera com casos de salas com número de alunos além da capacidade recomendada.
Para organizar a alteração junto às comunidades, cada escola municipal que terá o 9º ano encerrado convocará assembleia de pais para que todas as dúvidas sejam sanadas.
Além disso, todos os estudantes de 9º ano que residirem a mais de dois quilômetros de distância da nova escola terão direito a passagem 100% gratuita. O cadastro para acesso a esse benefício será feito na escola atual, em data a ser divulgada oportunamente.