Na noite de domingo, 10/09, Mateus Giovanoni Trojan (MDB), prefeito da cidade de Muçum, uma das mais atingidas pela enchente do Rio Taquari e que já registra 16 mortos, publicou vídeo nas redes sociais afirmando que, por meio de vídeos, pessoas estão tentando criar um “caos ainda maior” na cidade.
Segundo Trojan, a situação na cidade é catastrófica e que a prefeitura tem feito de tudo para atender as demandas dos moradores afetados. “Não é fácil atender a todas as demandas e saber de todas as demandas, mas todos estão sendo atendidos”, disse.
De acordo com o Chefe do Executivo municipal, diversas equipes seguem nas ruas procurando atender à todos. “Nós temos mantimentos, nós temos suprimentos, nós temos equipe na rua, nós temos equipes indo para o interior, equipes de apoio da saúde mental, equipes de apoio às crianças. Nós organizamos tudo”, comentou.
“Nos primeiros dias se quer a gente organizou um cadastramento para a distribuição de alimentos. É até um risco jurídico, legal, para mim como prefeito, como gestor, estou colocando meu CPF em jogo, mas a gente não travou absolutamente nada. Nós pensamos em despachar e ajudar as pessoas, porque aqui em Muçum, é uma catástrofe”, pontuou.
Trojan ainda pediu que apenas pessoas de “bom coração” visitem a cidade, deixando de lado questões políticas e interesses próprios. “Se vocês estão vindo para Muçum no intuito de fazer polêmicas, de gravar vídeos, de expor as pessoas e de mexer com a dor de famílias de pessoas que morreram nessa tragédia, por favor, não venham. Você não são bem-vindos na nossa cidade. Nós precisamos de pessoas que venham com bom coração para ajudar e com bom coração também para não gerar um caos ainda maior do que já temos. Nós já temos muitos problemas para resolver”, finalizou.