Uma porca deu à luz 32 leitões em Tuparendi, município do Rio Grande do Sul, após um trabalho de parto de quase 4 horas. A gestação durou 115 dias.
Segundo Alexandre Scalco, assistente técnico da Granja Marin Cinquentenário, a porca estava na quinta gestação e teve um número de filhotes acima da média em todas. Na primeira, foram 16 leitões. Depois, 19, 22 e 22, respectivamente.
“O caso é bastante raro, pois a média, na nossa integração, é de 15 filhotes vivos em uma gestação normal. Algumas fêmeas podem chegar até 22 ou 24, o que não seria tão incomum. Algumas outras, por vários fatores, têm menos. Então, na média, é 15, explica.
Como o animal possui apenas 16 tetas, a equipe precisou recorrer a outra leitoa da granja para que todos os filhotes pudessem ser amamentados após o nascimento.
“A forma correta é que os filhotes mamem o colostro da mãe, o primeiro leite com imunoglobulinas. Em um caso assim, conforme os porquinhos vão nascendo, a gente não sabe se serão 10, 12 ou 20, então os marcamos no nascimento”, explica Scalco.