Foi iniciada na terça-feira, 09/07, a construção da ponte definitiva na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, sobre o Rio Caí. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é o responsável pela obra da nova estrutura. A antiga ponte foi implodida no dia 27 de junho após ter o seu pilar central danificado pelas enchentes de maio.
De acordo com o projeto, a ponte terá 180 metros de comprimento e 13 metros de largura, sendo mais alta e mais larga que a antiga estrutura. Segundo o superintendente Regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, na primeira fase da edificação, as estacas de sustentação estão sendo instaladas. Serão mais de 10 estacas para cada bloco que compõem a ponte. A fase é demorada, visto que o trabalho é feito dentro da água, de acordo o Dnit.
A nova ponte deve ser entregue até fevereiro de 2025. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao assinar a ordem de serviço de construção, a obra pode ser finalizada em seis meses, se tornando um “marco da reconstrução” do Rio Grande do Sul. Serão investidos R$ 31 milhões.