Um bebê de três meses de idade que estava engasgado foi socorrido por um policial militar na quinta-feira (9) em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A chamada Manobra de Heimlich, indicada para situações como essa, foi aplicada na criança, que passa bem (veja vídeo acima).
De acordo com o 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atende a região, os policiais estavam em deslocamento rumo a uma operação em conjunto com a Polícia Civil quando foram abordados por um veículo dando sinal de luz. Na sequência, a mãe do bebê solicitou ajuda aos agentes, já que a criança enfrentava dificuldades para respirar.
“Desembarquei da viatura e fui o primeiro a chegar no bebê. Peguei ele e comecei a fazer os procedimentos da Manobra de Heimlich. Ele demorou um tempinho para voltar (a respirar), porque estava com bastante secreção obstruindo as vias aéreas”, relatou o soldado Régis Borges, que realizou a manobra.
Quando a criança foi estabilizada, a Brigada Militar pediu reforço de uma segunda viatura, que levou a criança para fazer uma avaliação médica. Ele passa bem e os policiais seguiram o itinerário original, cumprindo um mandado de busca e apreensão.