• DESPERTA RIO GRANDE
  • DEBATE LIVRE
  • DE FRENTE COM ELAS
  • Voz do Brasil
  • Política de Privacidade
No Result
View All Result
Radio Nova Roma FM
  • HOME
  • Sobre
  • Noticias
    • SAÚDE
    • ECONOMIA
    • SEGURANÇA
    • BRIGADA MILITAR
    • ESPORTES
    • MENSAGENS DO DIA
    • GERAL
    • RECEITAS
    • VARIEDADES
    • AGRICULTURA
    • FALECIMENTOS
    • HORÓSCOPO
    • PROMOÇÕES
    • PREVISÃO DO TEMPO
  • VÍDEOS
  • Programação
    • Segunda-Feira
    • Terça-Feira
    • Quarta-Feira
    • Quinta-Feira
    • Sexta-Feira
    • Sábado
    • Domingo
  • GALERIAS
  • Equipe
  • CONTATO
OUÇA AGORA AO VIVO
  • HOME
  • Sobre
  • Noticias
    • SAÚDE
    • ECONOMIA
    • SEGURANÇA
    • BRIGADA MILITAR
    • ESPORTES
    • MENSAGENS DO DIA
    • GERAL
    • RECEITAS
    • VARIEDADES
    • AGRICULTURA
    • FALECIMENTOS
    • HORÓSCOPO
    • PROMOÇÕES
    • PREVISÃO DO TEMPO
  • VÍDEOS
  • Programação
    • Segunda-Feira
    • Terça-Feira
    • Quarta-Feira
    • Quinta-Feira
    • Sexta-Feira
    • Sábado
    • Domingo
  • GALERIAS
  • Equipe
  • CONTATO
No Result
View All Result
Radio Nova Roma FM
No Result
View All Result
Home GERAL

ONU: clima está mudando mais rápido do que o previsto

RÁDIO NOVA ROMA FM Por RÁDIO NOVA ROMA FM
1 de março de 2022
em GERAL
ONU: clima está mudando mais rápido do que o previsto
Share on FacebookShare on Twitter

Relatório publicado na segunda-feira (28), pela Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que os impactos das mudanças climáticas estão sendo “muito mais rápidos” do que o previsto pelos cientistas, causando “perturbações perigosas e generalizadas na natureza”.

De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Especialistas em Mudanças Climáticas (IPCC), os esforços que estão sendo feitos no sentido de mitigar esses efeitos não são suficientes. E, como consequência, há efeitos danosos para a vida de bilhões de pessoas, em especial povos indígenas e comunidades locais.

“Tenho visto muitos relatórios científicos na minha vida, mas nada como isso”, disse o secretário-geral geral da ONU, António Guterres, logo ao abrir seu discurso, durante a entrevistas coletiva para divulgar o documento. “O relatório do IPCC apresentado hoje é um atlas do sofrimento humano e uma indagação sobre danos e sobre o destino de nossas lideranças climáticas. Fato a fato, esse relatório mostra que pessoas e planeta estão afetados pelas mudanças climáticas”, disse.

“Neste momento, praticamente metade da humanidade vive em zona perigosa. Neste momento, muitos ecossistemas chegaram a um ponto sem retorno. E neste momento, o alcance descontrolado da poluição corrente força uma vulnerabilidade global que está em marcha para a destruição. Os fatos são inegáveis. Essa abdicação de nossas lideranças é criminosa. Os grandes poluidores continuam sendo os culpados por prejudicar nosso único lar”, acrescentou.

Segundo o presidente do IPCC, Hoesung Lee, “este relatório traz um sério alerta sobre as consequências da inação”, uma vez que mostra que as mudanças climáticas são uma “ameaça cada vez mais séria ao nosso bem-estar e à saúde do planeta”.

Injustiça climática

De acordo com a diretora do Programa Ambiental das Nações Unidas, Inger Andersen, a mensagem que o relatório envia é clara: “mudanças climáticas já são nossos oponentes”. “As chuvas estão aí, prejudicando bilhões de pessoas”, disse.

“Temos visto destruições perigosas em todo o mundo natural. Espécies em migração vivem em condições mais vulneráveis, e há mortes ocorrendo por inundações causadas por tempestades”, disse ela, ao lembrar que, na última década, pessoas vulneráveis que vivem em países de menor desenvolvimento têm 15 vezes mais chances de morrer em decorrência de inundações, secas ou tempestades.

O risco, segundo a diretora da ONU, atinge particularmente povos indígenas e comunidades locais. “O nome disso é injustiça climática”, sentenciou, ao defender que o retorno à natureza é a melhor forma de a humanidade se adaptar e diminuir as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, promover empregos que potencializar economias.

“Temos a obrigação de dedicar pensamentos e fundos para transformar e adaptar os programas tendo a natureza em seu centro. A humanidade passou séculos tratando a natureza como seu pior inimigo. A verdade é que a natureza pode ser nossa salvação, mas apenas se nós a salvarmos primeiro”, completou.

O relatório destaca que, nas próximas duas décadas, o planeta enfrentará vários perigos climáticos inevitáveis, caso o aquecimento global chegue a 1,5°C. Alguns deles terão efeito irreversível. Os riscos são cada vez maiores e terão consequências para infraestruturas e para assentamentos costeiros de baixa altitude.

Financiamento, tecnologia e compromisso

O estudo alerta que, em algumas regiões, o “desenvolvimento resiliente ao clima será impossível”, caso o aquecimento global aumente mais de 2°C. Neste sentido, o levantamento destaca “a urgência de implementar a ação climática, com foco particular na igualdade e justiça”, o que implica em “financiamento adequado, transferência de tecnologia, compromisso político e parcerias que aumentem a eficácia da adaptação às mudanças climáticas e à redução de emissões”.

António Guterres lembrou que a ciência tem reiterado que o mundo precisa cortar 45% de suas emissões até 2030, para atingir zero emissão de gases até 2050. “No entanto, os atuais acordos indicam que as emissões vão aumentar em quase 14% durante esta década. Isso representa catástrofe, e vai destruir qualquer chance de mantermos vivos os compromissos”.

Ele acrescentou que os combustíveis fósseis têm grande responsabilidade nesse cenário, e criticou os países que têm descumprido acordos multilaterais sobre o tema. “A presente combinação global sobre [emissões de] energia está quebrada, e os combustíveis fosseis continuam causando danos, choques e crises econômicas, de segurança e geopolíticas”, disse.

“Agora é tempo de acelerar a transição energética para um futuro de energia renovável, porque combustível fóssil representa impasse para nosso planeta, para a humanidade e, sim, para as economias. A transição imediata para uma fonte renovável de energia é a único caminho para garantir a segurança energética, o acesso universal e para os empregos verdes que nosso mundo precisa”, acrescentou.

A adaptação, visando o uso amplo de energia limpa, não é algo barato, ainda mais no caso de países menos desenvolvidos. Tendo em vista essas dificuldades, Guterres convocou países desenvolvidos, bancos multilaterais de desenvolvimento, financeiras privadas e outras corporações a fazerem coalizões de forma a incentivar, desenvolver e dar acessos ao uso de energia limpa.

O levantamento da ONU cita relações diretas entre as mudanças climáticas e exposição de pessoas a situações de insegurança alimentar e hídrica aguda, especialmente na África, Ásia, América Central e do Sul, bem como em pequenas ilhas e no Ártico.

Atraso é morte

“Precisamos ajudar países a se adaptarem às novas necessidades. Precisamos de dinheiro para salvar vidas, porque atraso é morte. Todos bancos multilaterais sabem o que precisa ser feito: trabalhar com governos para desenvolver caminhos para projetos visando a obtenção dos recursos públicos e privados necessários. Todo planeta precisa cumprir o acordado para conseguirmos, de fato, reduzir as emissões”, argumentou.

Guterres acrescentou que o G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do planeta, precisa liderar esse caminho. “Caso contrário, a humanidade pagará um preço alto, com um número ainda maior de tragédias. Pessoas em todos lugares estão ansiosas e furiosas. Eu também. Agora precisamos transformar essa fúria em ação. Toda voz pode fazer diferença. E cada segundo conta”, concluiu.

comentários
Post Views: 145
Tags: climaONU
ShareTweetShareShareSend
POST ANTERIOR

VÍDEO: Imagens registram brigas, correria e ação da BM durante o carnaval em Caxias do Sul

PRÓXIMO POST

Sol volta a aparecer, mas chuva segue nesta quarta em alguns pontos do RS

RÁDIO NOVA ROMA FM

RÁDIO NOVA ROMA FM

Somos um Portal de notícias voltado aos acontecimentos locais do município e de toda a Região da Serra Gaúcha, ainda não estamos operando na frequência 87.5, em breve, logo quando o Ministro das comunicações publicar no Diário Oficial da União a portaria que nos autorize a entrarmos no ar, estaremos iniciando nossas atividades. .

POSTS RELACIONADOS

Prefeitura de Nova Roma do Sul se manifesta após repercussão de suposta agressão em escola
GERAL

Prefeitura de Nova Roma do Sul se manifesta após repercussão de suposta agressão em escola

12 de dezembro de 2024
Aparições de Cobras Corais Preocupam Capela São Paulo Inteiror de Nova Roma Do Sul
GERAL

Aparições de Cobras Corais Preocupam Capela São Paulo Inteiror de Nova Roma Do Sul

11 de dezembro de 2024
Professora é Acusada de Agredir Aluno na escola Chão de Estrela em Nova Roma do Sul
GERAL

Professora é Acusada de Agredir Aluno na escola Chão de Estrela em Nova Roma do Sul

11 de dezembro de 2024
Nova Roma Do Sul Celebra 17 Anos da BRASPOL com Missa, Caminhada e Jantar Típico Polonês
GERAL

Nova Roma Do Sul Celebra 17 Anos da BRASPOL com Missa, Caminhada e Jantar Típico Polonês

3 de dezembro de 2024
Nova Roma do Sul será beneficiada com recuperação da ERS-448
GERAL

Nova Roma do Sul será beneficiada com recuperação da ERS-448

3 de dezembro de 2024
Trump confirma que Elon Musk vai chefiar departamento no governo dos Estados Unidos
GERAL

Trump confirma que Elon Musk vai chefiar departamento no governo dos Estados Unidos

13 de novembro de 2024

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DOMINGO COMEÇA ABAFADO E TERÁ MUDANÇA NO TEMPO COM CHUVA E RISCO DE TEMPORAIS

Chuvas intensas no RS devem acompanhar vendaval neste domingo, diz Inmet

14 de dezembro de 2024
“Estou firme e forte”, diz Lula, ao divulgar vídeo após deixar UTI

“Estou firme e forte”, diz Lula, ao divulgar vídeo após deixar UTI

14 de dezembro de 2024
Feto é encontrado dentro de esgoto em Porto Alegre

Feto é encontrado dentro de esgoto em Porto Alegre

14 de dezembro de 2024
Republicanos de Nova Roma do Sul participam de evento estadual em Porto Alegre

Republicanos de Nova Roma do Sul participam de evento estadual em Porto Alegre

13 de dezembro de 2024
SOBRE NÓS
Somos um Portal de notícias voltado aos acontecimentos locais do município e de toda a Região da Serra Gaúcha, ainda não estamos operando na frequência 87.5, em breve, logo quando o Ministro das comunicações publicar no Diário Oficial da União a portaria que nos autorize a entrarmos no ar, estaremos iniciando nossas atividades. .
Menu de Navegação
  • Home
  • SOBRE
  • VÍDEOS
  • NOTÍCIAS
  • PROGRAMAÇÃO
  • EQUIPE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
Principais Categorias
  • GERAL
  • SAÚDE
  • SEGURANÇA
  • BRIGADA MILITAR
  • VARIEDADES
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • AGRICULTURA
  • RECEITAS
  • VÍDEOS
INFORMAÇÕES DE CONTATO
  • +55 (54) 9 9964-0892
  • novaromafm@gmail.com
  • Av.Júlio de Castilhos, 600
    Centro, NOVA ROMA DO SUL - RS
  • DE SEG À SEXTA DAS 8H ÀS 20H.
OUÇA AGORA AO VIVO

© 2022 – RÁDIO ROMA FM – Todos os Direitos Reservados

 Desenvolvido pela PSMÌDIA DIGITAL

No Result
View All Result
  • HOME
  • Sobre
  • Noticias
    • SAÚDE
    • ECONOMIA
    • SEGURANÇA
    • BRIGADA MILITAR
    • ESPORTES
    • MENSAGENS DO DIA
    • GERAL
    • RECEITAS
    • VARIEDADES
    • AGRICULTURA
    • FALECIMENTOS
    • HORÓSCOPO
    • PROMOÇÕES
    • PREVISÃO DO TEMPO
  • VÍDEOS
  • Programação
    • Segunda-Feira
    • Terça-Feira
    • Quarta-Feira
    • Quinta-Feira
    • Sexta-Feira
    • Sábado
    • Domingo
  • GALERIAS
  • Equipe
  • CONTATO

© 2024 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em configurações .

Atendimento Online!
Radio Nova Roma FM
Desenvolvido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.