Os primeiros ônibus elétricos que passarão a integrar a frota do transporte público de Porto Alegre foram apresentados pela prefeitura neste sábado (16). Dois veículos, das fabricantes Marcopolo e Caio/Eletra, circularão a partir de fevereiro do ano que vem. Veja o ônibus no vídeo.
Os ônibus elétricos são movidos a baterias recarregáveis em vez de combustíveis fósseis, e emitem menos poluentes. A implementação do projeto na Capital deve representar redução de cerca de 1 mil toneladas de gases emitidos na atmosfera por ano, segundo a prefeitura.
Os dois ônibus elétricos apresentados nesta manhã atenderão a linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora, em um projeto piloto, com 60 dias de teste. Segundo a prefeitura, a passagem cobrada será a mesma dos ônibus convencionais.
Além disso, ao longo do primeiro semestre de 2024, veículos elétricos adquiridos pela prefeitura farão parte da linha 178.1 Praia de Belas Elétrica e um novo itinerário, batizado de Integradora, ambas circulando entre o bairro Azenha e o Centro da cidade. Serão respectivamente 66 e 67 viagens. A data de início da operação não foi divulgada pela prefeitura.
Os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas que operam o sistema com um investimento de R$ 38 milhões, com subsídio do governo municipal.
As linhas escolhidas priorizam rotas com 180-230 km de extensão para garantir a utilização total da bateria e reduzir a taxa de substituição com bateria maior capacidades (>300 kWh), explica a prefeitura.