A onda de calor deve durar até o final da próxima semana. Isso significa que todas as regiões do Estado devem registrar temperatura alta pelos próximos dias. Em algumas cidades, como Uruguaiana, na Fronteira Oeste, termômetros podem bater os 40°C. Segundo o aviso emitido pela Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema), o pico de calor deve ser na semana que vem, entre os dias 10 e 12 de janeiro. Com máximas elevadas e pouca chuva, a umidade do ar pode atingir níveis críticos, entre 20% e 30%.
Até quinta-feira da semana seguinte (12), todas as áreas do Estado devem sofrer um aumento progressivo na temperatura. O que caracteriza uma onda de calor são os registros de alta temperatura em vários dias consecutivos. Segundo a meteorologista da Climatempo Noele Brito, a permanência de uma massa de ar seco e quente no norte da Argentina estendeu a projeção para regiões do Brasil, como o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e partes do Mato Grosso do Sul.
— É comum que a Região do Chaco, que abrange o norte da Argentina e o oeste do Paraguai, fique bem aquecida nesta época do ano. E é normal que acabe pegando algumas áreas do Brasil — acrescenta Noele.
Para esta sexta-feira, as máximas previstas são de 38°C para Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste do Estado, e 37°C em cidades da Fronteira Oeste e do Noroeste. Porto Alegre deve chegar aos 32°C, enquanto Tramandaí, no Litoral Norte, pode registrar máxima de 28°C.
No domingo (8) e na segunda-feira (9), as máximas previstas podem aumentar 1°C.
Na terça-feira (10), os termômetros da Capital podem chegar aos 33°C. Já no Litoral, onde costuma ter temperatura mais amena, a máxima prevista é de 30°C em Tramandaí. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, pode bater os 36°C.
Pouca chuva
A maior parte do Rio Grande do Sul não deve receber chuva nos próximos dias, fazendo com que a sensação térmica fique ainda mais quente e os níveis de umidade relativa do ar fiquem mais baixos.
Na segunda-feira (9), porém, a previsão de Climatempo é de chuva fraca e isolada na Região Metropolitana de Porto Alegre e em partes da Fronteira Oeste. Já na terça-feira, a chuva, ainda leve e passageira, deve se espalhar pelo Estado.