O céu com tempo fechado destoa das cores vibrantes presentes em uma tonelada de doces embrulhados, que estão sendo doados nesta sexta-feira (7) para crianças carentes de Caxias do Sul. Nos últimos 45 dias, os 150 motoristas do Grupo de Aplicativo e Transporte (GAT) arrecadaram e separaram em kits chocolates, balas, pirulitos e os mais variados doces que conseguiram por meio de vaquinha e doações de passageiros.
Para dar início à carreata percorrida em fila pelos veículos, que começou às 14h, os motoristas se reuniram no estacionamento dos pavilhões da Festa da Uva. No local, famílias de motoristas de aplicativo aguardaram o momento para iniciar as corridas em prol da solidariedade.
As doações, que vão atender cerca de 2 mil crianças, ocorreram nos bairros Canyon, Mariani, Monte Carmelo, Oriental, Primeiro de Maio, Reolon, Santa Fé e Beltrão de Queiróz e também na Associação Mão Amiga. Este é o quarto ano consecutivo da iniciativa e o recorde na quantidade de doces arrecadados é visto com positividade por Anderson Silva, organizador da ação e fundador do GAT.
— A gente começou porque a maioria dos motoristas de aplicativo vem de uma infância mais difícil e a gente recebia essas ajudas quando éramos pequenos. Agora, queremos levar adiante essa boa ação que era feita lá atrás. Para nós, é um sentimento muito bom porque sabemos que tem crianças que só vão receber nessa Páscoa o que a gente levar, o que é uma satisfação gigante. É uma sensação de união também, porque nos fortalece e fortalece nossos laços, até mesmo do GAT. Ajudar ao próximo é uma ação de fortalecimento — afirma Silva.
Na primeira parada para as entregas, a chuva, anunciada pelo tempo fechado, caiu. As ruas molhadas não impediram os pequenos de correrem até os carros para receber os kits. De pés descalços, o sorriso de duas meninas com os doces nas mãos mostrava a gratidão pela ação dos motoristas. No Monte Carmelo, uma menina de cerca de seis anos agradeceu empolgada pelo presente.
—Nunca ganhei um ovo de Páscoa —disse a pequena.
Para a companheira de um dos motoristas, Keise Mendes, que levou as duas filhas pequenas para participarem das doações, o gesto é uma forma de ensinar e incentivar as meninas a crescerem sabendo da importância de ajudar o próximo. Outra participante, a motorista Louvane Carminatti, afirma que não existe ação mais gratificante.
— Participo há três anos e é uma emoção muito grande. Nós vamos nessas vilas e sabemos que são só os pacotinhos que a gente monta que eles recebem para comemorar essas datas especiais, eles não recebem outra coisa. Então, para todos nós é gratificante ter a oportunidade de ver o brilho nos olhos das crianças com uma doação muitas vezes vista como pequena — conta a motorista.
As doações para a Páscoa ocorreram ao longo do dia nos bairros do município. O grupo dos motoristas arrecada e faz doações em diferentes datas comemorativas ao longo do ano e deixa aberto o convite para quem tenha interesse em contribuir com as próximas ações, pelo perfil do GAT no Instagram ou pelo telefone de Anderson Silva, (54) 99606-3109.
Fonte: Jornal Pioneiro