Dona Teodora Maria de Alcantara, paraense de Cachoeira do Arari e pessoa mais velha do mundo, sofreu ao ter sua aposentadoria suspensa pelo INSS sem justificativa. Moradora do município de Cachoeira do Arari no arquipélago do Marajó, no Pará, ela teve que ir até a capital Belém para tentar solucionar o problema.
Sobre o assunto, o INSS respondeu:
O INSS informa que a aposentadoria da senhora Teodora Maria de Alcântara foi suspensa devido a ausência do número de CPF no cadastro do benefício. Apenas no último dia 27 de janeiro a beneficiária solicitou junto ao INSS o serviço de atualização de dados cadastrais, que será concluído nos próximos dias, após a aposentada apresentar a documentação complementar para regularização das divergências encontradas.
Com a conclusão desse procedimento, o benefício da senhora Teodora será reativado e os créditos atrasados serão reemitidos.
Mudanças no INSS
Nesta última quarta-feira (2), o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, anunciou mudanças para quem precisar fazer a prova de vida. De acordo com o governo, a pessoa não terá mais que sair de casa. Segundo o Executivo, o objetivo é facilitar a comprovação de vida que é exigida anualmente dos segurados do INSS.
Excepcionalmente, quando houver a necessidade de realizar a prova de vida de maneira presencial, o INSS deverá oferecer ao beneficiário meios para que a prova de vida seja realizada sem a necessidade de deslocamento da própria residência.