O helicóptero que caiu no final da tarde desta quarta-feira (19) em Canasvieiras estava realizando um voo panorâmico com três pessoas a bordo. O piloto e um casal de turistas que estavam na aeronave não se feriram gravemente; todos foram levados para unidades de pronto atendimento pela equipe do Samu.
O acidente aconteceu no final da tarde num dos balneários mais movimentados do Norte da Ilha. Nenhum banhista foi atingido. Os voo panorâmicos são comuns nesta época do ano na região que mais recebe turistas em Florianópolis.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. A corporação foi mobilizada para atender as três vítimas, já resgatadas pelos guarda-vidas. Nenhuma delas apresentava lesões graves. As três foram transportadas por terra para unidades de pronto atendimento.
Imagens divulgadas na internet mostram dezenas de pessoas ao redor das partes da aeronave de pequeno porte, cujo modelo é PR-NEW R44. A cabine, ainda junto da hélice, caiu dentro do mar. Já a cauda caiu sobre a areia. Guarda-vidas orientaram os banhistas a se afastarem do local e não ficar na água.
Equipes da Polícia Militar e do BOA (Batalhão de Operações Aéreas), em parceria com o Grau (Grupo de Resposta Aérea de Urgência), do Samu, também foram chamadas para o atendimento.
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, publicou sobre o acidente em uma rede social. Ele confirmou que havia três vítimas e que todas saíram vivas. “Guarda no local dando suporte às equipes de resgate”, escreveu.
A aeronave era um Robinson R44, com capacidade para cinco pessoas, e pertencia a empresa Icaraí Táxi Aéreo, que tem sede em Araucária, Paraná, mas que realiza voos deste tipo em Florianópolis. Uma perícia será realizada para descobrir as causas do acidente.