Um temporal de granizo atingiu na tarde de domingo (25), o município de São Francisco de Paula, no Nordeste do Rio Grande do Sul.
As pedras de gelo tiveram diâmetro maior em alguns pontos e surpreenderam os moradores depois de uma tarde com alta temperatura na região e que chegou aos 27,9ºC na área de Tainhas. Justamente o calor foi o que favoreceu o temporal isolado em São Francisco de Paula.
Com a alta temperatura e a maior presença de umidade na atmosfera, nuvens carregadas acabaram se formando entre o Vale do Paranhana e a área de “São Chico”, o que trouxe chuva com vento forte e granizo em algumas áreas.
O temporal da tarde deste domingo em São Francisco de Paula destelhou algumas casas e ainda derrubou três arvores no município, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade serrana. O ano de 2022 será lembrado pelos moradores do município não pela neve, como em 2021, mas pelo granizo. Foi o quarto temporal de granizo a atingir a cidade neste ano. Os três anteriores se deram em fevereiro, setembro e outubro. O pior, em setembro, destelhou centenas de casas e o município entrou em situação de emergência.
No sábado, o temporal causou problemas na fronteira com o Uruguai. De acordo com o jornal A Platéia, de Livramento, foram registrados pontos de alagamentos, casas destelhadas, quedas de árvores e postes caídos em diversos pontos da cidade da região da fronteira.
Na avenida Tamandaré, uma árvore se desprendeu do solo e caiu sobre dois veículos, além de atingir a fachada de um estabelecimento comercial. Um dos carros, um Fiat Uno, ficou completamente destruído pelo impacto
A MetSul Meteorologia havia alertado para temporais isolados na tarde e noite na Metade Norte gaúcha. O risco de tempo severo localizado persiste na Metade Norte até o meio da semana com risco de temporais agravado entre terça e quarta.
Fonte: MetSul