Um esquema criminoso de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está circulando em grupos de classificados virtuais do Rio Grande do Sul. Um homem que se apresenta como despachante anuncia a venda do documento “sem aulas, provas e exames”. (Saiba mais sobre o golpe abaixo)
O g1 entrou em contato com o homem, sem se identificar, para saber mais sobre a oferta.
“Não será necessário fazer nenhum procedimento exigido pelo Detran. Ou seja, o condutor estará livre das aulas, provas e exames. Documentação 100% original”, diz uma das mensagens do golpista.
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) esclarece que a prática é fraudulenta e tem implicações tanto para quem vende quanto para quem compra. Além disso, o DetranRS sustenta que todo o processo de formação de condutores é gravado.
“As aulas são gravadas, os exames são gravados. Há confrontamento de informações biométricas, tanto das digitais quanto facial. Os órgãos públicos têm à disposição trilhas de auditoria para constatar se o candidato cumpriu todas as etapas”, explica o diretor-técnico do DetranRS, Fábio Santos.