Com um gol no acréscimos do segundo tempo, o Grêmio empatou em 1 a 1 com Goiás na noite deste domingo, em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão 2023. O dono da casa abriu o placar com Matheus Babi, de cabeça, aos 32 minutos do segundo tempo. Com André, também de cabeça, o Tricolor empatou aos 48 minutos da etapa final.
Com o empate, Grêmio soma 1 ponto e cai para a 4ª colocação do Brasileirão sendo ultrapassado por Flamengo e Palmeiras, que venceram seus jogos na rodada. O próximo jogo do time de Renato Portaluppi será contra o Vasco da Gama, no domingo (6) às 16h, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Primeiro tempo sem gols
Foi um primeiro tempo sem grandes chances. O Grêmio entrou em campo em Goiânia a fim de esquecer a derrota para o Flamengo, na última quarta-feira pela Copa do Brasil, e com a missão de continuar a perseguição ao líder Botafogo, que venceu o Coritiba neste domingo e chegou aos 43 pontos na tabela.
Mesmo com desfalques, Renato Portaluppi optou pela manutenção dos três zagueiros na formação do time e colocou Gustavo Martins na zaga no lugar de Kannemann, lesionado. Na lateral esquerda, Cuiabano foi a opção no lugar de Reinaldo. Ronald e Nathan substituíram Carballo e Cristaldo.
O Grêmio começou o jogo com mais posse de bola tentando imprimir seu jogo. O Tricolor, no entanto, não conseguia criar chances claras de gol. O primeiro chute a gol veio aos 15 minutos, com Suárez. A bola foi alçada para dentro da área e sobrou para o atacante uruguaio que chutou por cima do gol de Tadeu.
Ao longo da primeira etapa, o Goiás foi revertendo o controle do jogo e quase abriu o placar. Aos 30 minutos, Morelli recebeu dentro da área e bateu cruzado. A bola passou pelo lado direito de Grando e foi para fora. No minuto seguinte, o Esmeraldino chegou novamente ao ataque e por pouco Anderson não abriu o placar. O atacante invadiu a área e teve seu primeiro chute bloqueado. No rebote, ele chutou a bola por cima.
A partir disso, o Grêmio melhorou um pouco na partida e voltou a ficar com a bola, inclusive no campo de ataque, mas não conseguiu traduzir em chances de gol. Pelo contrário, foi o Goiás que ainda teve mais uma oportunidade. Sander recebeu de João Magno e invadiu a área. O lateral bateu forte para o gol. Grando tentou encaixar, mas acabou soltando a bola. No rebote, Bruno Uvini tirou a bola para linha de fundo. Foi a última grande chance do primeiro tempo que acabou com predominância do time da casa.
Gols de cabeça preenchem segunda etapa
Disposto a mudar o desenho do jogo, Renato Portaluppi fez duas substituções no intervalo. Tirou os meias Nathan e Ronald e colocou pelas pontas Zinho e Ferreira. Mesmo com as trocas, o Grêmio começou o segundo tempo como o primeiro: assistindo o Goiás jogar. Ainda que sem chances claras, era o time da casa que propunha as principais jogadas e que levava algum perigo ao gol de Grando.
A partir dos 15 minutos, o Tricolor melhorou na partida. Pelo outro lado, o Goiás continuava com mais vigor na frente. A recompensa veio aos 32 minutos, quando Matheus Babi, em cruzamento de escanteio de Guilherme, subiu mais alto que todo mundo e abriu o placar no Serrinha.
Com o gol sofrido, o Tricolor acordou e foi ao ataque. Aos 35 minutos, Ferreirinha acertou um chutaço na trave. Por pouco o Grêmio não empatava o placar. E foi assim até o final, com o Tricolor criando chances e tentando o gol a qualquer custo. Aos 38 minutos, Renato deu sua última cartada e tirou Zinho que havia entrado no intervalo. Deu certo. Em cobrança de escanteio, já nos acréscimos, o camisa 77 subiu mais alto que todo mundo e empatou o jogo no Serrinha. Com emoção, o Tricolor arrancou 1 ponto em Goiânia.
Campeonato Brasileiro 2023 – 17ª rodada
Goiás 1
Tadeu; Maguinho (Bruno Santos), Lucas Halter, Sidimar (Bruno Melo) e Sander (Hugo) ; Willian Oliveira, Morelli e Guilherme; Anderson Oliveira (Matheus Babi), João Magno (Allano) e Vinícius. Técnico: Armando Evangelista.
Grêmio 1
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Gustavo Martins; João Pedro (Fábio) , Villasanti, Ronald (Zinho) (André) , Nathan, Bitello (Nathan Fernandes) (Ferreira) e Cuiabano; Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Cartões Amarelos: Bruno Santos, Bruno Melo, Morelli e Matheus Babi (Goias) ; Cuiabano e Ronald Grêmio
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG-Fifa)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Rafael Traci (SC)
Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia (GO)