Uma frente fria deve chegar no começo da próxima semana ao Rio Grande do Sul e trazer chuvas para todas as regiões. Além disso, a temperatura deve ter uma queda significativa, com marcas mais próximas do outono. A previsão foi divulgada neste sábado pela MetSul Meteorologia.
No entanto, antes dessa mudança no tempo, mais calor. Segundo a Metsul, com a aproximação do sistema frontal, ar mais quente ingressa no estado neste sábado e faz com que a temperatura se eleve ao longo da tarde.
Já o domingo será diferente. A frente fria começa a ingressar no território gaúcho. O dia até terá sol, mas a nebulosidade aumenta e a chuva chega em pontos do Oeste e do Sul de manhã, mas na maioria das áreas em horas entre a tarde e a noite.
Na segunda-feira, o sistema frontal ainda atua no Estado e traz muitas nuvens e chuva, em especial na faixa central e na Metade Norte do estado. No Oeste e no Sul gaúcho, projeta-se uma melhora gradual do tempo com o avanço de ar mais ameno e seco de Sul associado a um centro de alta pressão.
Frentes frias no período quente do ano normalmente trazem o risco de tempo severo, mas a MetSul não antecipa um cenário de alto risco. A frente até pode provocar alguns temporais isolados em sua passagem pelo Sul do Brasil, mas, se acontecerem, serão ocorrências pontuais.
Pode chover forte, porém, de forma localizada e com maior probabilidade em pontos do Oeste e do Norte gaúcho, onde a atividade frontal será maior. Na maior parte do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, a tendência é que os acumulados de precipitação sejam baixos.