Pessoas que contrataram empréstimos bancários no Rio Grande do Sul relatam ter sido vítimas de um golpe aplicado por falsas centrais telefônicas. Os criminosos oferecem supostas ofertas de renegociação, com o objetivo de conseguir documentos dos clientes para aplicar outros golpes.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirma que mantém contato com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e com o Ministério da Justiça na prevenção e combate a fraudes. O órgão reforçou que está à disposição para orientar as pessoas e recomenda que os clientes façam o registro de ocorrência policial.
Dados do governo federal obtidos via Lei de Acesso à Informação mostram que as queixas sobre empréstimos consignados passaram de 45 mil em 2020 para 70 mil em 2021. A maior parte das reclamações, 24 mil delas, envolve cobranças por empréstimos não contratados.
“Havendo dúvida, a pessoa deve procurar os canais oficiais do banco, ligar para o telefone verdadeiro do banco, se dirigir até uma agência bancária”, orienta o delegado André Anicet, da Delegacia de Crimes Informáticos.