O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 18 cidades do Rio Grande do Sul atingidas pela estiagem. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU).
Do total de municípios, 18 enfrentam a estiagem. São eles: Ajuricaba, Catuípe, Colorado, Condor, Encantado, Erval Grande, Guaíba, Ipiranga do Sul, Jacuizinho, Nova Candelária, Pouso Novo, São Miguel das Missões, Vila Lângaro, Barra do Rio Azul, Campos Borges, Itacurubi, Passo do Sobrado e Pedro Osório.
No momento, 236 cidades gaúchas estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à estiagem. Até hoje, 352 municípios gaúchos – 70,82% do total de cidades do Estado – sinalizaram decretos de situação de emergência à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, mas 11 deles ainda não formalizaram. Do total, 226 pedidos já foram homologados pelo governo do Estado e 229 reconhecidos pela União.
Na última quinta-feira, o governo federal, por meio dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciou investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. Do valor total anunciado, R$ 100 milhões serão investidos pelo MIDR. Os recursos serão utilizados na contratação de carros pipas para distribuição de água e também na compra e doação de cestas básicas e de combustível, entre outras ações. Cerca de 300 municípios serão beneficiados.
Outras 14 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Piauí e Bahia obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência.