Mesmo com a autorização da Prefeitura de Caxias do Sul para a realização do carnaval de rua, alguns blocos confirmaram o cancelamento das atividades em 2022. O Bloco da Velha e o Bloco Arco-Íris foram os dois primeiros a comunicarem ao poder público que não participariam dos festejos deste ano. A suspensão das atividades se dá devido ao atual cenário da pandemia e a partir do comunicado da prefeitura de que os blocos participantes do Carnaval 2022 precisariam seguir rígidos protocolos para a contenção do coronavírus.
Uma reunião foi realizada junto aos blocos na última sexta-feira (14) para comunicar a necessidade de que os protocolos sejam seguidos. Porém, na quinta-feira (13), a Secretaria da Cultura foi comunicada pelas escolas de samba que as mesmas não iriam realizar os encontros em suas comunidades.
O Bloco da Velha alega que a realização do Carnaval com os protocolos faz com que o evento perca a essência. O coordenador do Bloco diz que o Carnaval é uma festa coletiva, onde a aglomeração é natural. Para ele, a não participação no evento é um pensamento coletivo.
Guilherme Ramos Martinato, coordenador do Bloco da Velha, diz que seria uma irresponsabilidade promover o evento. Ele comenta que mesmo com o projeto pronto e investimentos realizados é crucial a não realização para que a comunidade não seja prejudicada. Martinato pontua que não existe clima para a realização do Carnaval.
Os Blocos da Ovelha e Ovelha Negra também participaram da reunião realizada com a Secretaria da Cultura, mas, até o momento, não se pronunciaram sobre a participação ou não no evento.