Seis trechos de rodovias estaduais terão pórticos de cobrança para cobrança de pedágio sem parada, conforme modelo anunciado nesta quinta-feira (17) pelo governo do estado. Entenda abaixo.
Como funciona o modelo?
O sistema se chama free flow, e prevê a substituição dos postos de pedágio por pórticos, que identificam os veículos a partir de dados como placa e eixos rodantes e suspensos. Em vez de parar para fazer o pagamento, os carros serão identificados pelo sistema, e poderão pagar de diferentes formas.
Como será o pagamento no novo sistema?
- Meios físicos: totens em bases operacionais na rodovia ou em locais conveniados
- Meios digitais: aplicativo, site e uso de TAGs (adesivos de para-brisas, para pagamento automático)
⚠ O motorista terá até 15 dias para pagar depois de passar pelo pórtico. Segundo o governo do estado, descontos a usuários frequentes serão mantidos e incentivados. Usuários das TAGs ganham 5% de desconto.
Onde serão instalados os pórticos?
- São Sebastião do Caí, ERS-122 – a partir de janeiro
- Flores da Cunha, ERS-122 – a partir de dezembro
- Ipê, ERS-122 – a partir de janeiro
- Capela de Santana, ERS-240 – a partir de janeiro
- Farroupilha, ERS-122 – a partir de janeiro
- Carlos Barbosa, ERS-446 – a partir de janeiro
O primeiro pórtico será em Flores da Cunha, começa a ser instalado no próximo mês, e passará por testes entre outubro e novembro. Em dezembro, deve começar a cobrança apenas pelo pórtico. O preço previsto é do mesmo da atual praça existente, R$ 8,30.
Os valores dos demais pórticos serão informados, segundo o governo. O objetivo é implementar mais pórticos ao longo das rodovias para reduzir a cobrança em cada ponto de passagem.
Os demais devem entram em funcionamento em janeiro. Inicialmente, vão integrar o sistema pedágios do chamado bloco 3 de rodovias que foram recentemente concedidas à iniciativa privada. Para os demais blocos, que abrangem Região Metropolitana, Litoral, Serra, Vale do Taquari e Norte, deverão ser abertos editais no ano que vem.
O sistema, chamado “free flow”, foi regulamentado recentemente no país. O decreto prevê um período de dois anos, ao final do qual poderá ser ajustado.
O governo e a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que administra a estrada, serão responsáveis pela implementação do sistema. Atualmente, o free flow está em funcionamento na rodovia federal BR-101 (Rio-Santos).