Eduardo Leite (PSDB) toma posse como governador reeleito do Rio Grande do Sul para o período de 2023 a 2026, ao lado do vice Gabriel Souza (MDB), na manhã deste domingo (1º), em Porto Alegre. A sessão solene acontece na Assembleia Legislativa, a partir das 10h. A transmissão de cargo será realizada às 11h, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.
A Empresa Pública de Transporte e Trânsito (EPTC) montou um esquema especial para a posse. No domingo, há previsão de bloqueio momentâneo da Duque de Caxias para travessia de autoridades até ao Palácio Piratini, entre Gen. Auto e Espírito Santo. O desvio será realizado pelo entorno da Praça Marechal Deodoro, até retornar à Duque de Caxias.
Como será a solenidade
A sessão solene ocorre no plenário 20 de setembro e terá pronunciamentos do presidente da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira, e do governador recém-empossado, Eduardo Leite. A previsão é de que a cerimônia dure uma hora, encerrando às 11h, quando ocorre o deslocamento das autoridades ao Palácio Piratini para a cerimônia de transmissão do cargo.
O acesso do público às galerias da AL acontecerá por ordem de chegada, com lugares limitados. Quando a lotação for atingida, as demais pessoas serão encaminhadas ao Teatro Dante Barone, onde telões permitirão acompanhar a cerimônia.
No Palácio Piratini, Leite e Gabriel serão recebidos pelo atual governador, Ranolfo Vieira Júnior. A cerimônia de transmissão de cargo começa com a leitura e assinatura da ata dos três. Depois, Ranolfo faz um pronunciamento.
Posteriormente é feita a leitura do termo de posse do procurador-geral e secretários junto ao governador Eduardo Leite. Por último, Leite faz o pronunciamento.
A posse dos 55 deputados estaduais eleitos acontece no dia 31 de janeiro, às 14h.