O ofício de renúncia de Eduardo Leite(PSDB) ao governo do Estado foi lido na sessão desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa.
O documento é a formalização da saída de Leite do Executivo, anunciada na última segunda-feira. Ele deixará oficialmente o cargo nesta quinta-feira, às 16h30, e, logo após, às 17h Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador, será empossado em solenidade na Assembleia.
Além disso, às 18h30 está previsto um ato oficial de transmissão de cargo de Leite para Ranolfo no qual é oficializada a mudança de comando no Palácio Piratini.
Enderaçado ao presidente da Casa, Valdeci Oliveira (PT), o requerimento reafirma aquilo que o tucano alega desde que anunciou sua saída: seu desejo de atuar nacionalmente nas eleições que ocorrem em outubro.
Justifica a renúncia em trecho: “faço-o, em atendimento às exigências da legislação eleitoral Para que possa prestar minhas contribuições ao povo gaúcho e brasileiro por meio da atuação política nas eleições que se avizinham, nas quais buscarei dar toda a colaboração que eu puder para ajudar o país neste momento crítico”.
Antes da transmissão do cargo, contudo, Leite deve ir a Pelotas para a assinatura do contrato da obra do Hospital de Pronto Socorro Regional. Esse será um dos seus últimos compromissos como governador do Estado.