Após uma semana marcada por recordes de acumulados de chuva em menos de 24 horas, com mais de 100 milímetros em diversos municípios da região, a Defesa Civil do Estado renovou o alerta laranja para riscos de temporais e granizo no Norte do Rio Grande do Sul, com instabilidade prevista até domingo.
Um novo episódio de chuva excessiva deverá afetar os estados do Sul do Brasil. Os acumulados de precipitação podem ser suficientemente altos para causar alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, cheias de rios com enchentes e deslizamentos de terra. Santa Catarina deve ser o estado mais afetado pela chuva, mas volumes elevados também são previstos para partes do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Mais uma vez, projeta-se chuva forte a muito intensa com elevados volumes e tempestades isoladas com raios, vento e granizo. No domingo, o tempo continuará instável na região, com as nuvens mais carregadas sobre os estados catarinense e paranaense, com chuvas fortes em muitas cidades, além de tempestades isoladas. De acordo com a MetSul, muitos municípios nessas áreas podem receber de 100 milímetros a 200 milímetros de chuva, com alerta da Defesa Civil Estadual para inundação do rio Uruguai.
Na segunda-feira e na terça-feira, o ar seco predominará, com temperaturas amenas em todo o Estado. Já na quarta-feira, a aproximação de uma nova área de baixa pressão poderá favorecer a ocorrência de pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados novamente no Norte gaúcho.
As autoridades recomendam que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e tome as medidas necessárias para garantir a segurança diante das condições climáticas adversas. A situação está sendo monitorada de perto por órgãos meteorológicos e de segurança pública.
Como agir em caso de emergência
Inundação:
- evite o deslocamento para regiões afetadas;
- se estiver seguro, permaneça em casa;
- se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
- separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
- evite atravessar as águas de carro ou a pé.
Vendaval:
- feche bem janelas e portas, evitando canalizações de ventos no interior da residência;
- desligue aparelhos elétricos e feche o registro da água e do gás;
- se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos.
Granizo:
- abrigue-se em local coberto e seguro, resistente a fortes ventos, onde não haja risco de destelhamentos;
- não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de quedas;
- não se abrigue sob coberturas frágeis de metal ou de vidro.
Em caso de qualquer emergência, ligue imediatamente para 190 (Brigada Militar), 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
A Defesa Civil do Estado emite alertas de forma regular, mantendo os cidadãos informados sobre situações críticas. Para receber as notificações no celular, basta enviar o CEP da sua residência para o número 40199.
Também é possível fazer cadastro via Whatsapp no serviço da Defesa Civil nacional. Para ter acesso, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.