A guarnição de serviço do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Bento Gonçalves foi acionada pelo telefone de emergência 193 para atender uma ocorrência de um bebê de 12 dias que estava engasgado após a amamentação. O fato ocorreu por volta das 10h desta segunda-feira, 15/04.
Enquanto a equipe da ambulância do Corpo de Bombeiros se deslocava para o local da ocorrência, na rua General Gomes Vitorino, bairro São Francisco, um bombeiro militar realizada orientação de manobra de desengasgo pelo telefone. Ao chegar no endereço, na sede do Conselho Tutelar, a guarnição encontrou a bebê de 12 dias com obstrução das vias aéreas após amamentação.
Foi realizada manobra de desobstrução com auxílio de uma enfermeira que passava pelo local e prestava socorro a família. Após aferir sinais e sintomas, que se mantiveram estáveis, a criança foi conduzida para o Hospital Tacchini para avaliação médica pediátrica.
A mãe e a avó da criança foram orientadas sobre a manobra de desengasgo para que, havendo novos incidentes, já estejam mais preparadas para auxiliar o bebê.