Com vaga assegurada na segunda fase Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Grêmio perdeu para o XV de Jaú por 1 a 0, na tarde do domingo (9), pela última rodada da fase de grupos — gol de Higor. Ainda assim, o Tricolor garantiu a liderança do Grupo 10 com 6 pontos por ter melhor saldo de gols (3 a 1) do que o Castanhal-PA, o outro classificado da chave. Na segunda fase, o Tricolor encara o Santa Cruz-PE, que avançou como segundo do Grupo 9.
O Grêmio foi a campo apenas com um titular no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú: o lateral-direito Lucas Kawan. Desta forma, o time da casa aproveitou para pressionar o Tricolor desde os minutos iniciais. Logo aos três, a zaga gaúcha errou passe na entrada da área e a bola sobrou para Bryan, que arriscou com perigo. O mesmo Bryan também obrigou o goleiro Marcão a fazer boa defesa aos nove.
Não demorou muito, veio o gol. Aos 11, Fernando puxou contragolpe pela direita e cruzou rasteiro na área, aproveitando a desorganização da defesa tricolor. Foi aí que Higor, o camisa 10 do time paulista, apareceu livre para encobrir o goleiro Marcão: 1 a 0.
Desentrosado, o Grêmio pouco conseguia criar para reagir. Sem jogadas de infiltração na área, o time gaúcho apostava em cruzamentos e chutes de longe, mas sem nenhum sucesso. As melhores chances foram aos 37, quando o Tricolor roubou bola na área adversária e cruzou na cabeça de Arthur Viana, que obrigou o goleiro Otávio a fazer boa defesa, e aos 43, quando Ary recebeu na área e emendou de primeira rente ao poste.
Na segunda etapa, o Grêmio mudou sua postura e foi ao ataque. Logo aos três, Ronald serviu Lustosa, que arriscou de fora da área e por pouco não empatou a partida. Aos 11, Vidmar levantou bola na área e Ronald finalizou por cima do gol adversário.
Na base da bola aérea, o Grêmio seguia pressionando. Aos 18, o Tricolor roubou bola no campo de ataque e ela chegou até Gabriel Silva, que girou e arriscou chute perigoso, que passou perto da trave adversária.
O XV de Jaú respondeu aos 34, quando Higor superou os zagueiros gremistas, saiu cara a cara com Marcão, tentou o drible e perdeu a bola para o goleiro tricolor. No rebote, o time paulista mandou a bola por cima do gol.
O Grêmio ainda tentou um último esforço aos 39, quando Lucas Kawan levantou na área e Kelvin acertou bela cabeçada. A bola, contudo, passou raspando a trave e foi para fora.
Menos mal que a vaga já estava garantida. Se a vitória não veio, ao menos foi possível descansar os titulares para o mata-mata da Copinha contra o Santa Cruz-PE.