A aproximação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul causou chuvas que provocaram bloqueios em estradas e estragos em cidades do estado. Na BR-468, entre Campo Novo e Três Passos, na Região Noroeste do RS, a chuva forte e o vento intenso derrubaram árvores, que obstruíram parte da estrada.
Durante a tarde, agentes da Brigada Militar (BM) estiveram no local e retiraram a vegetação. A passagem na rodovia não chegou a ser bloqueado.
Segundo a Defesa Civil de Campo Novo, a cidade está sem energia elétrica e sinal de internet. Há pessoas desabrigadas, mas até a última atualização desta reportagem, o número não havia sido contabilizado.
Cidades de várias regiões sofreram com os impactos das fortes chuvas. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado deve ser atingido um novo ciclone extratropical. Todo o território do estado está sob alerta. A rede estadual, assim como prefeituras e universidades, suspendeu as aulas devido à previsão.
Desde o fim da tarde de quarta, está em vigência um alerta da Defesa Civil do RS para enxurradas e inundações gradativas em todo o estado. O alerta é válido até as 17h de quinta-feira (13). Na manhã de quarta, o órgão estadual já havia emitido um alerta para chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 90 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Em Sede Nova, também na Região Noroeste, uma unidade da cooperativa Cotrisal, que atua na produção e comercialização de grãos, insumos, leite, varejo e rações, ficou praticamente destruída durante a formação do ciclone.