No último sábado (21), Caxias do Sul celebrou a inauguração do seu primeiro relógio eletrônico, um marco que promete transformar a paisagem urbana e a conectividade na cidade. A solenidade estava agendada para as 11h, na esquina das ruas Doutor Montaury e Sinimbu, mas, para surpresa dos moradores, a funcionalidade de wi-fi gratuito já estava disponível antes do evento.
O prefeito Adiló Didomenico expressou seu entusiasmo com o novo marco, afirmando: “Já tivemos outras experiências, mas agora os relógios eletrônicos chegam a um outro patamar. Caxias começa uma nova etapa com uma empresa internacional que tem know-how e expertise para trazer grandes investidores e anunciantes para a nossa cidade. O início da instalação dos relógios veio junto com o início do nosso vídeo-monitoramento, o que vai garantir mais segurança para a nossa cidade.”
A Clear Channel Brasil, a empresa que conquistou a concessão, planeja instalar um total de 40 relógios em Caxias do Sul nos próximos 24 meses. Esses relógios eletrônicos oferecerão uma variedade de funcionalidades, incluindo a marcação de hora, data, temperatura, medição de radiação ultravioleta e painéis para veiculação de mensagens de interesse público e publicidade. Além disso, 18 dos 40 relógios contarão com câmeras de vídeo-monitoramento, operadas pela Secretaria de Segurança, enquanto outros cinco terão pontos de wi-fi gratuito.
O diretor de Desenvolvimento da Clear Channel, Thiago Gadelha Alves, enfatizou a satisfação da empresa com a parceria: “Caxias do Sul é uma cidade muito importante no plano de expansão da nossa empresa no Rio Grande do Sul. Já temos grandes empresas nacionais interessadas em anunciar aqui, o que ilustra a importância da cidade.”
É importante destacar que o investimento é totalmente privado e não gera custos para os cofres públicos. A concessionária ofertou mais de 2 milhões de reais pelo direito da concessão. A partir do momento em que a exploração publicitária do espaço começar, a empresa pagará 2,5% de sua receita bruta ao município ao longo dos 20 anos da concessão. Esses recursos serão destinados à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com 5% do espaço publicitário reservado para informações institucionais do município. A primeira campanha a ser veiculada é a de multivacinação, em vigor na cidade.
O evento de inauguração contou com a presença da vice-prefeita Paula Ioris, secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, vereadores e autoridades locais, todos celebrando esse novo capítulo na vida da cidade de Caxias do Sul.