A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha aprovou, por unanimidade, o projeto de resolução que cria a Comissão Especial para Discussão e Fiscalização da Implantação das Novas Praças de Pedágios do Polo de Concessões de Rodovias da Serra Gaúcha. A prosposta do vereador Ademir Barp (MDB) foi deliberada na sessão da segunda-feira, dia 29 de maio.
Apesar de diversas manifestações contrárias da continuidade de uma praça de pedágio no perímetro de Flores, o Governo do Estado determinou que a atual estrutura seja transferida para o km 103 da RS-122.
“Para surpresa da comunidade florense, principalmente para os moradores da Zona Norte da cidade, após assinatura do contrato, a concessionária iniciou a instalação da nova praça de pedágio no km 105”, lamentou o parlamentar.
Barp lembra que nesse trecho existe uma via municipal pavimentada realizada em parceria entre a Prefeitura e moradores, e que serve de acesso para Nossa Senhora do Carmo, comunidade que conta com diversos atrativos turísticos e empresas, além de região de relevância na agricultura.
“A construção da nova estrutura vai bloquear o acesso à comunidade, impedir o escoamento da produção e a circulação de turistas, além disso, irá dificultar a travessia de máquinas agrícolas pela rodovia, já que diversas propriedades ficam divididas pela pista de rolamento”, destacou o vereador.
A comissão será responsável pela discussão e fiscalização com as diversas representações políticas e empresariais, para que a nova estrutura seja elaborada como no planejamento inicial, ou seja, no km 103.
A próxima etapa será a eleição do presidente e a indicação das bancadas que irão integrar a comissão. O prazo de debate sugerido é de 12 meses, com realização de reuniões, audiências públicas e análise de documentações.