Uma barragem no Assentamento Filhos de Sepé, no distrito de Águas Claras, em Viamão, transbordou e causou estragos em lavouras. De acordo com presidente da associação dos moradores do assentamento, Ivan Carlos Prado Pereira, o vazamento da água na barragem dos Pachecos causou um prejuízo de cerca de 50% nas lavouras. A saída de água pela barragem foi registrada nesta sexta-feira, mas uma situação parecida em outras áreas da localidade já havia ocorrido durante as fortes chuvas que atingiram a região no último final de semana. Ninguém ficou ferido nem desalojado
Durante a tarde da sexta-feira, 24, funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA) e da Associação dos Moradores do Filhos de Sepé estiveram reunidos. Um relatório será feiro para à Defesa Civil do Estado a fim de mostrar a situação de emergência. Uma obra está prevista para iniciar neste sábado para conserto do vazamento da barragem.
A tendência é que a água escorra para o Rio Gravataí. As casas mais próximas do afluente estão a 3,5 quilômetros de distância, o que não apresenta risco, de acordo com o INCRA. A situação segue sendo monitorada.