Autoridades da ONU alertaram na sexta-feira (3) que uma guerra prolongada na Ucrânia pode provocar uma crise de fome no país e em todo o mundo. Marcando 100 dias desde que a Rússia invadiu seu vizinho, o coordenador de crise da ONU, Amin Awad, disse que pelo menos 15,7 milhões de pessoas na Ucrânia agora precisam urgentemente de assistência e proteção, com o número aumentando a cada dia.
O conflito também alimentou o aumento dos preços de grãos, óleos de cozinha, combustível e fertilizantes em todo o mundo. A Rússia e a Ucrânia respondem por quase um terço da oferta global de trigo, enquanto a Rússia também é um importante exportador de fertilizantes e a Ucrânia um importante fornecedor de milho e óleo de girassol.
Awad disse que são necessárias mais negociações para desbloquear o comércio através do Mar Negro. “A falha em abrir esses portos resultará em fome, desestabilização e migração em massa em todo o mundo”, disse ele, observando que a escassez de trigo e outros grãos pode afetar 1,4 bilhão de pessoas, causando fome e alimentando a inflação.
As Nações Unidas estão tentando intermediar um acordo para desbloquear as exportações de grãos da Ucrânia. O presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está disposta a facilitar as exportações de trigo da Ucrânia no Mar Negro, bem como os embarques de fertilizantes russos, se as sanções forem aliviadas.
O funcionário do Programa Mundial de Alimentos, Matthew Hollingworth, chamou os portos do Mar Negro de “bala de prata quando se trata de evitar a fome global, a fome global”. Ele apelou à comunidade mundial para encontrar maneiras de tirar comida da Ucrânia por terra ou mar enquanto a guerra continua.
A Organização Internacional para as Migrações disse que havia cerca de 7 milhões de pessoas deslocadas na Ucrânia em 23 de maio, abaixo do pico de cerca de 8 milhões.
Fonte: G1