Na noite de domingo, há possibilidade de neve e outras precipitações invernais, como chuva congelada, no alto da Serra, em cidades como São José dos Ausentes.
O frio chega de vez na segunda-feira (29). Os termômetros podem chegar a 0°C na Serra e na fronteira uruguaia. Nas regiões Norte, Sul e Central do RS, as mínimas devem ficar abaixo dos 5°C.
Haja saúde
Mudanças bruscas de temperatura em curtos espaços de tempo não são novidades no Rio Grande do Sul.
Segundo a pneumologista Simone Fagondes, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a mudança repentina no tempo pode não só afetar o sistema respiratório, mas outras partes do corpo. A médica lista, como sintomas comuns, o aumento de secreção nasal, espirros, tosse e desconforto.
O pneumologista Eduardo Garcia, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, explica que a troca súbita de temperaturas não traz infecções, mas pode provocar o fechamento de brônquios, dificuldade respiratória e tosse.
Já o pneumologista Roberto Tonietto, que atua no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), comenta que o frio provoca irritações nas vias respiratórias, favorecendo crises de resfriado, gripe, pneumonia, asma e bronquite crônica.
Fonte: G1