Após passar mais de cinco meses fechado devido à enchente que castigou Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho voltou a receber voos comerciais nesta segunda-feira (21). A primeira aeronave – um voo da Azul vindo de Campinas (SP) – pousou no local pouco depois das 8h com 180 pessoas a bordo, entre elas 174 passageiros.
Ao lado de secretários de Estado e de outras autoridades, o governador Eduardo Leite recepcionou os primeiros passageiros a desembarcarem no terminal. “É um marco da reconstrução, do restabelecimento do nosso Estado”, destacou Leite.
Foram confirmados 71 pousos e decolagens no dia da retomada das operações no aeroporto. Segundo a Fraport, concessionária que administra o terminal, o retorno dos voos ocorre de forma gradual, em pista reduzida (1.730 metros), com capacidade total de receber até 128 pousos e decolagens domésticos diários, entre 8h e 22h.
Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
A pista em sua extensão completa deve ficar pronta até 16 de dezembro, quando está prevista a retomada de voos internacionais.
Na manhã de sexta-feira (18), o pouso de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) no Salgado Filho e uma cerimônia com a presença de autoridades federais e estaduais marcaram a abertura simbólica do aeroporto.