A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta neste domingo, apontando para chuva pontualmente forte, raios e eventual queda de granizo, que seguem se intensificando no Oeste, Campanha e parte do Centro do território gaúcho. O órgão destaca, em especial, o risco de destelhamento de casas por conta da instabilidade prevista.
Conforme a MetSul Meteorologia havia enfatizado mais cedo, o RS tem alto risco de tempestades após o calor observado hoje. Como consequência da aproximação e do ingresso da frente fria, sob uma atmosfera muito quente e instável, as próximas horas são de alto risco de tempo severo no Rio Grande do Sul com possibilidade de chuva forte, muitos raios e tempestades localmente fortes de vento e granizo.
No começo da segunda-feira, uma massa de ar frio não intensa começa a se aproximar e ingressar no estado gaúcho a partir da Argentina e do Uruguai, o que reforçará a frente e fará o sistema se movimentar para Norte, levando chuva generalizada a todas as regiões do território gaúcho no decorrer do dia.
Na tarde e noite desta segunda, a instabilidade associada à frente atua mais na Metade Norte gaúcha enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo começará a melhorar gradualmente. Ainda nesta segunda, o sistema instabiliza o tempo em vários pontos de Santa Catarina e em parte do Paraná, como em setores do Oeste e do Sul paranaense