A internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, deve iniciar nesta quarta-feira, 18/06. A prefeitura da cidade divulgou a informação na terça-feira, 17/06, quando recebeu informações de homologação do pedido de internacionalização pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.
De acordo com a prefeitura, inicialmente, o processo favorece apenas serviços aéreos privados ou serviços aéreos públicos não regulares de passageiros. A portaria n⁰ 14.831 indica que a internacionalização favorece pousos e decolagens de aeronaves privativas transportando delegações de jogadores para confrontos internacionais de futebol válidos pela Copa CONMEBOL Libertadores e pela Copa CONMEBOL Sul-Americana, mediante o prévio agendamento de 48 horas.
Para que os voos ocorram, será necessário também que a administração aeroportuária comunique com antecedência a chegada dos voos para a Receita Federal, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro).
O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias, Alfonso Willenbring Júnior, aponta melhorias que o aeroporto vem recebendo nas últimas semanas.
“O projeto para asfaltamento da pista de pousos e decolagens está pronto para execução. Os equipamentos de aproximação para auxílio em pousos, os PAPIs (Precision Approach Path Indicator), já iniciamos os estudos de topografia para instalação, que devem ser instalados nos próximos dias. Já sobre a ampliação das salas de embarque e desembarque, com aquisição de nova esteira e equipamentos de Raio-X, temos um projeto arquitetônico que está praticamente finalizado”, disse.
O custo total destas melhorias está na ordem de pouco mais de R$ 13 milhões. Na terça-feira, 17/06, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou aporte de recursos de até R$ 14 milhões para o Aeroporto Hugo Cantergiani.
A portaria da internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergiani tem prazo até 31 de dezembro de 2024.